vinhos do veneto

Os vinhos italianos do Vêneto

Os vinhos italianos do Vêneto são considerados entre os mais tradicionais, a mistura de paixão a produção e atenção à produção de qualidade, considerando que se trata da região de maior produção de vinhos na península.

A região mantém uma produção mínima de 7,965.000 hl somente no ano de 2014: sendo esses 30 por cento sendo somente vinhos DOC e DOCG.

Para conhecer a diferença entre vinhos DOC e DOCG, clique aqui.

Os vinhos italianos do Vêneto produzidos na maioria são o Merlot.

As vites autóctones garganega e prosecco, sã as uvas de baca branca mais

 

produzidas na região do Vêneto.

As uvas tintas principais são Corvina, rondinella e molinara.

O vinho do Vêneto que se destaca: o Amarone della Valpolicella

Este vinho do Vêneto é considerado muito especial! Porque é resultado de uma base de uva Corvina, Rondinella e outras uvas locais apassitas.vinhos italianos do vêneto de Allegrini

 

É um autêntico DOCG – vinho de Denominação de Origem Controlada e Garantida.

Existe nesta região  o Bardolino Superiore,  o Soave Superiore e Recioto de Soave, um delicioso vinho de sobremesa a base da uva garganega.

Também como vinhos italianos do Vêneto podemos classificar alguns vinhos doces especiais como o Torcolato,  utilizando a base da uva vespaiola e que é produzido na zona de Breganze.

vinhos italianos do vêneto torcolato de maculan

Na Região das Colinas Béricas, região de Vicenza; se encontra o tai tinto, muito difuso no Barbarano, onde resulta um vinho tinto frutado e muito fresco.

Na região de Padova se produz o moscatel amarelo e o Bagnoli Friularo,  um vinho tinto de grande estrutura elaborado da uva raboso.

As colinas na região de Treviso,apresentam uvas autóctones de classificação glera, que produz o nosso amado prosecco, e obtém o vinho DOCG Conegliano Valdobbiadene-Prosecco.

Vinhos italianos do Vêneto infografico

vinhos do veneto

 

 

 

Tags:

Leave a comment