Restaurante em Sicília: dê férias à sua dieta

Restaurante em Sicília é uma ótima pedida para quem gosta de pratos riquíssimos, exóticos sabores e coloridos, e oferecer uma viagem ao paladar.

A comida siciliana tem influência de gregos, romanos e árabes, apresenta uma riqueza gastronômica muito exuberante, com sabores contrastantes, que ressaltam os ingredientes e viciam o paladar, como a granita com a brioche no café da manhã, a pasta alla norma ou a caponata.

Em Giardini Naxos, onde estive, existe uma quantidade interminável de restaurantes em frente ao mar que pode acontentar qualquer turista. Difícil foi escolher somente um.

Foi pelo instinto que conheci um restaurante em Sicília muito peculiar e característico que se chama ‘A Putia.

Restaurante em Sicília: arrenda-se ao paladar

‘A Putia em dialeto siciliano significa “antiga botega”, que hoje se tornou um restaurante literalmente pequeno, e atento em disponibilizar ao cliente vinhos selecionados, e ingredientes típicos locais.

restaurante em sicilia naxos

Paredes cobertas com  cerâmicas de Caltagirone, um restaurante em Sicília que já disponibiliza vinhos especiais selecionados para a venda renderam o espaço muito mais interessante, com preço conveniente.

Obrigatório marcar horário para o jantar, por razões óbvias. São poucas mesas a disposição.

O ambiente interno é muito aconchegante, e o staff com atendimento muito personalizado e atencioso.

restaurante em sicilia naxos

 

Escolhemos como vinho o Prio, de Donnafugata, cantina típica siciliana, com perfume muito característico de  mandarino, de cor amarelo palha e acidez própria para acompanhar um bom prato de peixe.

restaurante em sicilia naxos

 

Prio significa felicidade em dialeto siciliano, e é exatamente o que senti quando provei este vinho. É maravilhoso ao paladar, com um toque fresco para acompanhar o verão.

Para iniciar, antipasto de caponata siciliana: uma travessa de beringela, pimentão amarelo e vermelho cozidos perfeitamente, saltados em panela, com ervas aromáticas e amêndoas fritas crocantes.

Cu’ voli puisia venga ‘n Sicilia.

(quem quer poesia, venha em Sicília, em dialeto siciliano)

Como prato principal, não poderia renunciar pelo linguine ao frutos do mar: uma explosão de sabor que deu ânimo ao meu final do dia.

Preparado com molho fresco de tomate de San Marzano, condimentado perfeitamente com basilico e outras ervas aromáticas, e reduzido com uma espécie de pimenta.

Os frutos do mar ali eram lagostinha, camarão, e lula. Uma indecência!

Ficou picante na medida certa, realçou o sabor do prato!

restaurante em sicilia naxos

Aceitei a finalização com o sorvete de pistache e amêndoas, que são grãos típicos daqui.

O sorvete era artesanal, derretia na minha boca e encontrava os grãos de amêndoa ligeiramente adocicados, outra colherada com o pistache, levemente salgado.. um contrasto do gelado com minha boca afamada.

restaurante em sicilia naxos

Leave a comment