shades of tuscany wine

Vinhos da Toscana e suas esfumaturas

Os vinhos da Toscana são famosos no mundo inteiro. A particularidade desses vinhos fazem pessoas do mundo inteiro virem aqui só para experimentá-los. Entenda o que os torna assim tão especiais Os vinhos toscanos de maior importância são o Brunello de Montalcino, Chianti e Vino Nobile di Montepulciano. Apesar da dificuldade de resumir em um só post sobre os vinhos da Toscana, aqui está uma idéia geral deste território maravilhoso e seus vinhos e respectivas uvas. O que faz realmente este vinho toscano ser especial é mesmo o seu território. É predominantemente colinar e o vinho se produz em 10 das 10 províncias. Se deseja conhecer uma das cantinas dessa maravilhosa região, escrevi um post sobre Montalcino, conheça e clique aqui.

Os melhores vinhos da Toscana

Vinhos da Toscana   O que rende melhor nesses vinhos tão especiais são o terreno e o clima. As colinas toscanas são um panorama perfeito para as uvas crescerem saudáveis e viçosas. *não posso negar que pra gente também faz bem… A uva predominante é a Sangiovese, que é presente em todos os vinhos DOC da região, e podem ser “misturadas” com as uvas Trebbiano, Canaiolo ou Malvasia Toscana.

Curiosidades dos vinhos da Toscana

O prestígio da viticultura da Toscana no mundo deriva da capacidade de fundir inovação e tradição, criando valor social, cultural e ambiental. A capacidade de empresários e técnicos em identificar variedades de videiras, clones, intervenções de adega e cultivo para obter produções de qualidade reconhecidas pelo mercado, é uma das peculiaridades ganhadoras da viticultura regional.
  • 39 etiquetas de vinho são de denominação DOC (Denominazione di Origine Controllata)
  • 11 etiquetas são classificadas DOCG de (Denominazione di Origine Controllata e Garantita)

Vinho Elba Aleatico Passito: Ilha d’Elba

vinhos da Toscana Ilha d-Elba É um vinho produzido 100% em uvas aleático. Um dos vinhos favoritos de Napoleão Bonaparte quando descansava na ilha Elba. É conhecido como vinho de sobremesa, mas não é licoroso.

Brunello di Montalcino – Montalcino

vinhos da toscana val d-orcia O vinho toscano Brunello de Montalcino (normal e riserva) é feito de  uvas Sangiovese, tradicionalmente referido como “Brunello” em Montalcino e é produzido no município de Montalcino, na província de Siena. “Os vinhos da Itália 2013” do Espresso coroou o Brunello Riserva 2006 Poggio di Sotto, designando-o como o vinho do ano, o único vinho e o primeiro na classificação de 20 pontos/20.

Vinho Carmignano, proveniente da região de Carmignano

vinhos da toscana carmignano

Vista de Florença, local de produção do vinho Carmignano

Carmignano (normal e reserva) é feito de 50-90% de uvas Sangiovese, 10-20% de Cabernet Sauvignon  ou Cabernet Franc, 0-20% de Canaiolo Nero e 0-10% de Trebbiano Toscanoou Malvasia e / ou Canaiolo branco.

Chianti Classico

Chianti (como normal e reserva), 70-100% Sangiovese, 0-10% Canaiolo Nero, e 0-10% Malvasia Chianti e / ou Trebbiano Toscano. Produzido nas províncias de Arezzo, Florença, Pisa, Pistoia, Prato e Siena.
vinhos da Toscana Siena

Vista da cidade de Siena, casa do Chianti

Vinho Morellino di Scansano

vinhos da Toscana Grosseto

Vista da cidade de Grosseto onde se faz o Morelino di Scansano

Morellino di Scansano, produzido nas colinas ao redor de Grosseto entre os rios Ombrone e Albegna (Maremma) e contém pelo menos 85% de uvas Sangiovese (que é localmente chamado Morellino, um nome que vem dos cavalos Morelli locais)

Vernaccia di San Giminiano

vinhos da Toscana San Gimignano

Cidade de San Gimignano

Vernaccia di San Gimignano, normal e riserva é feito de 85% -100% das uvas de Vernaccia di San Gimignano e tradicionalmente produzido no território em torno de San Gimignano (área de Siena). Este vinho branco foi mencionado por Dante Alighieri em sua “Divina Comédia” já em 1276.

Vino Nobile di Montepulciano

Vino Nobile di Montepulciano (normal e riserva) é obtido a partir de Sangiovese, chamado “Prugnolo Gentile” em Montepulciano, no mínimo 70% podem ser juntados até 30% por outras variedades autorizadas para a região da Toscana. Em 1980, tornou-se o primeiro vinho italiano a exibir a faixa da Denominação de Origem Controlada e Garantida (D.O.C.G.) Conheça a classificação de vinhos italianos clicando aqui.

Suvereto

vinhos da Toscana Suvereto Suvereto (normal e riserva) Pode ser feito de Cabernet Sauvignon, Merlot ou Sangiovese de 85% a 100%. É produzido na província de Livorno.

Rosso della Val di Cornia

Rosso della Val di Cornia (normal e riserva) produzido na província de Pisa e na província de Livorno. É feito de pelo menos 40% Sangiovese e um máximo de 60% de Cabernet Sauvignon ou / e Merlot. Interessante ressaltar que os vinhos da Toscana aqui apresentados são uma mínima apresentação de cada região, sabendo e conhecendo cada um deles para entender suas nuances e métodos de produção.

Tags: , ,

Deixe um comentário

Summer Wine Instagram

summer_wineitalia
summer_wineitalia
summer_wineitalia
summer_wineitalia
summer_wineitalia
summer_wineitalia
summer_wineitalia
summer_wineitalia